O Airsoft é um esporte criado na década de 70 no Japão, e que logo ganhou o mundo, inclusive o Brasil. Mas, para começar a praticar, muitos iniciantes ficam na dúvida de qual arma de Airsoft comprar.
A dúvida é compreensível e perfeitamente normal, uma vez que existem diversos modelos de armamentos dentro da modalidade. Além disso, eles também se diferenciam de acordo com o mecanismo de disparo: Airsoft spring (molas), gás (GBBs) e elétricas (AEG).
Mas, então, diante de tantas opções, como escolher a arma de Airsoft ideal? Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia completo para você conhecer os diferentes tipos de armamentos disponíveis, mecanismos de disparo e munição.
Leia até o final para saber como escolher o modelo perfeito para se destacar nas suas partidas de Airsoft!
É permitido ter arma de Airsoft?
Antes de qualquer coisa, muitos aspirantes ficam na dúvida se é permitido ter arma Airsoft ou se precisa de licença para ter uma Airsoft.
A resposta é: sim, é permitido ter arma de Airsoft no Brasil, e não é necessária uma licença específica para possuí-las, já que são classificadas pela legislação brasileira como armas de pressão.
Embora nenhuma licença seja exigida, é importante comprar equipamentos de estabelecimentos que seguem as regras estabelecidas pelo Exército Brasileiro, que regulamenta esses equipamentos através da Portaria 56-Colog.
Portanto, fique tranquilo(a): é permitido ter armamento de Airsoft no Brasil.
Quais são os tipos de armas de Airsoft?
No mundo do Airsoft, existem basicamente três tipos de armas, que diferem no princípio de funcionamento e no sistema de propulsão das BBs (projéteis de plástico de 6mm). Estes tipos de armas são as de molas (ou spring), a gás e elétricas.
Saiba mais sobre elas a seguir:
Como as armas de Airsoft funcionam?
Como dito anteriormente, existem três tipos diferentes de armamentos no Airsoft: molas, a gás e elétricas, e cada uma delas tem um funcionamento específico:
1. Armas spring (molas)
Primeiramente, o tipo mais simples são as armas de molas, em que o atirador arma manualmente uma mola interna antes de cada disparo.
Pelo funcionamento simplificado, também são armas mais acessíveis, silenciosas e leves. Porém possuem menor cadência de tiro e exigem certo esforço físico e agilidade para armar a mola durante os combates.
2. Armas a gás (GBB)
Em seguida, as armas a gás funcionam através da pressão de um gás propelente, geralmente CO2, para impulsionar as BBs.
Elas são bastante realistas, com recuo similar ao de uma arma de fogo real, e cadência de tiro variável, o que permite tiros semi-automáticos ou automáticos. Entretanto, o gás precisa ser reabastecido em uma câmara específica.
3. Armas elétricas (AEG)
Já as armas elétricas são as mais comuns no Airsoft, e utilizam uma bateria interna para alimentar um motor que comprime o ar e impulsiona as BBs.
Para a maioria dos jogadores, elas são as preferidas por sua facilidade de uso, alta cadência de tiro e consistência, além da ausência de necessidade de recargas frequentes de gás, em comparação ao modelo anterior.
Qual a melhor arma de Airsoft para iniciantes?
Para iniciantes no mundo do Airsoft, existem várias opções de armas que oferecem um bom equilíbrio entre desempenho, durabilidade e preço. No entanto, como dito anteriormente, as mais comuns são as armas elétricas.
Dito isso, o modelo de arma para iniciantes no Airsoft mais indicado do mercado é a G&G Combat Machine 16 Raider CQB.
Esse rifle elétrico tem um bom desempenho, é fácil de manter e usar, com um hop-up ajustável. Deve ser adquirido junto com uma bateria e carregador, e é adequada para uso em diversos cenários.
Para completar, essa é uma boa opção para quem não quer gastar muito mas quer uma arma com boa potência e precisão.
Confira outros modelos de armas recomendadas por jogadores de Airsoft:
- VFC Avalon Saber: em duas versões, CQB (250 mm, 10″) e carabina (363 mm, 14-15″), possui internos e externos de boa qualidade;
- Pistola Spring P99 6mm: uma opção de pistola de mola, fácil de usar e ideal para iniciantes;
- Rifle elétrico M416 M804A1 6mm: outro rifle elétrico com boa precisão e alcance;
- Pistola Co2 Taurus PT 24/7 4.5mm: pistola a gás CO2 com acessórios como coldre e maleta;
- Rifle Spring Sig Sauer 552 commando 6mm: fuzil a molas com cano longo e disparo automático ou semiautomático;
- Rifle M4A1 M813 AEG com shotgun: rifle M4A1 elétrico que vem com uma shotgun acoplada, bastante versátil em combate.
Qual é a munição da arma de Airsoft?
Agora que já falamos sobre as armas, chegou a hora de falar sobre a munição de Airsoft, que são pequenas esferas plásticas chamadas de BBs.
As BBs têm um diâmetro padrão de 6mm, que vêm em diferentes pesos, geralmente entre 0,12g a 0,40g. Mas, a escolha do peso das BBs pode afetar o desempenho da arma. Confira algumas considerações:
- BBs mais leves (0,12g a 0,20g): ideais para armas com menor potência, como pistolas de Airsoft, têm uma trajetória mais rápida, mas podem ser afetadas pelo vento e perder precisão a longas distâncias;
- BBs mais pesadas (0,25g a 0,40g): mais adequadas para rifles de Airsoft, especialmente aqueles com maior potência, têm uma trajetória mais estável e mantêm a precisão a distâncias maiores.
Quais as regras para o transporte?
Para transportar armas de Airsoft legalmente, é necessário mantê-las em uma maleta ou bolsa apropriada, fechada e fora de visão, ou deixando visível a ponta laranja ou vermelha característica desse tipo de arma de pressão.
Tudo isso é importante para garantir que elas não sejam confundidas com armas de fogo reais.
Além disso, a nota fiscal de compra deve estar sempre com o proprietário. Então, guarde esse documento na carteira, no porta-luvas do carro ou em um local seguro e de fácil acesso.
Quanto custa em média uma arma de Airsoft?
Assim como o armamento se divide entre diferentes tipos, com funcionamentos característicos, o custo de uma Airsoft também varia. Mas, em geral, é possível encontrar modelos entre R$200 a R$6.000.
Além do tipo, alguns outros fatores determinam o valor de uma arma são o material, funcionalidades e acessórios.
Para saber mais sobre os custos de armas e demais equipamentos, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Quem pode comprar armas de Airsoft?
Embora não exija nenhuma licença específica, tanto a aquisição quanto a posse e uso de armamento de Airsoft no Brasil é restrita a pessoas maiores de 18 anos.
No ato da compra, é exigido que o comprador apresente um documento de identidade original com foto para comprovar sua idade.
Além disso, a arma deve estar marcada com uma ponta laranja ou vermelha na extremidade do cano para diferenciá-la de uma arma de fogo, conforme a legislação específica sobre réplicas e simulacros.
Já na hora de comprar os equipamentos necessários para ter um alto desempenho em suas práticas desportivas militares, na Militar Club você encontra tudo o que precisa. Visite o nosso site e confira!
Conclusão
No artigo de hoje, apresentamos quais são e o funcionamento dos três principais tipos de arma de Airsoft: Airsoft spring (molas), gás (GBBs) e elétricas (AEG).
Depois de compreender as particularidades de cada arma e escolher a munição adequada, os jogadores podem aproveitar ao máximo o Airsoft.
Mas lembre-se de sempre respeitar as regulamentações e promover um lazer responsável para cada jogador e para a comunidade.
Curtiu esse conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do universo do Airsoft!