Sobrevivencialismo é o nome de um movimento, ou estilo de vida, de pessoas que se preparam para enfrentar emergências ou adversidades que podem mudar drasticamente o seu modo de viver.
O indivíduo que adota esse estilo de vida é chamado de sobrevivencialista ou preparador. O sobrevivencialista é alguém que decidiu não deixar aspectos críticos e essenciais à sua vida ou de sua família sob a responsabilidade do governo ou mecanismos de ajuda humanitária.
Você já ouviu falar do termo “sobrevivencialismo”?
Sabe o que quer dizer ser um sobrevivencialista?
A verdade é que, para a grande maioria das pessoas, trata-se de algo novo.
No entanto, a origem do sobrevivencialismo varia bastante, a qual pode incluir algumas políticas de governo, ameaça de guerra nuclear, crenças religiosas etc.
Inclusive, na Europa Ocidental e nos EUA, a defesa civil, falando em nome do governo, estimulou para que a população construísse abrigos nucleares públicos.
Além disso, ainda incentivaram treinar as crianças para aprender a sobreviver em um ambiente de bastante hostilidade.
É verdade que essa recomendação ocorreu durante a época da Guerra Fria, mas isso surtiu no movimento dos sobrevivencialistas.
Inclusive, a grande depressão que seguiu a quebra da bolsa norte-americana, fez com que esse movimento se tornasse ainda mais forte.
Esse foi apenas um dos exemplos que mostram o quão importante é estar preparado a todo tipo de situação que pode ocorrer.
Em relação aos sobrevivencialistas Brasil, a verdade é que esse movimento ainda não tem grande expansão.
Mas, desde a pandemia da COVID-19 e dos subsequentes desastres econômicos, esse é um movimento que vem se tornando cada vez mais comum.
Por isso, no artigo de hoje, iremos abordar tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
O que é o Sobrevivencialismo?
Em suma, o sobrevivencialismo nada mais é que o nome de um movimento ou estilo de vida, o qual visa abranger pessoas que se preparam para qualquer adversidade.
Por vezes, essas pessoas consideram ter uma vida remota, haja vista que são capazes de mudar o seu modo de vida de uma hora para outra.
É por essa razão que as pessoas que adotam esse estilo de vida levam a alcunha de preparadores ou sobrevivencialista.
Então, define-se como aquela pessoa que resolveu não deixar os aspectos de sua vida sob a sua própria família, ao governo ou outros meios de ajuda humanitária.
Trata-se de pessoas que buscam a autossuficiência. Ou seja, querem ser capazes de fazer tudo sozinho, sem precisar de terceiros para nenhum tipo de processo.
Sendo assim, para que possam alcançar esse resultado, deve treinar e adquirir equipamentos vitais à saúde, bem como:
- Arma de defesa pessoal
- Estoque de água;
- Estoque de alimento;
- Kit de primeiros socorros etc.
Não perca todas ofertas da MilitarClub
Agora, em relação ao Brasil, o que leva uma pessoa a se tornar sobrevivencialista é o medo da ruptura da ordem social e econômica.
Além disso, alguns desastres naturais, violência urbana ou crises de abastecimento também incentivam a adesão à prática.
A grande prerrogativa do sobrevivencialismo é ter uma prévia preparação para lidar com todas essas possíveis situações.
Então, eles antecipam ou atenuam os efeitos primários e secundários da ameaça. Por isso, ter uma lanterna a postos ou um extintor de incêndio acaba sendo coisas comuns.
Como iniciar no Sobrevivencialismo?
Como qualquer outra coisa, para iniciar nesse movimento é necessário muito estudo e prática de técnicas distintas.
Além disso, entenda que tudo está mais voltado ao desenvolvimento e à desenvoltura pessoal em si do que necessariamente armazenar provisões.
É comum achar que para ser sobrevivencialista é preciso apenas armazenar suprimentos, mas não é bem assim que acontece.
Na verdade, esse movimento visa estudar as ameaças e possíveis formas de lidar com todas elas e ainda sair vivo.
Então, para iniciar nesse movimento, faz-se necessário estudar algumas técnicas de sobrevivência na selva.
No entanto, ser um operador rural ou um especialista em ambiente urbano, que agregue um certo valor a cenários instáveis, também é uma maneira de iniciar nesse movimento.
Ou seja, a grande questão é ter uma consciência sobrevivencialista, onde se passa a gastar mais tempo em seu aprimoramento pessoal.
O intuito é sempre se melhorar para ser capaz de enfrentar as ameaças mais críticas e, ainda assim, sair vivo de todas elas.
O sobrevivencialista iniciante é aquela pessoa que ainda está começando a ter mais noção do assunto em questão.
Por isso, deve se dedicar em ler, estudar e definir quais são as suas prioridades. Em contrapartida, aquele que já é mais avançado já definiu as suas diretivas.
Então, ele apenas trabalha para moldá-las e deixar cada vez mais perfeito. Busca formas de sobreviver em coisas mais inusitadas.
O que é ser um Sobrevivencialista?
Como dito, o sobrevivencialismo nada mais é que um movimento de grupos ou pessoas que estão sempre se preparando para alguma emergência.
Então, eles sempre saberiam o que fazer caso houvesse uma ruptura de ordem política, social, regional, nacional ou internacional.
Ser um sobrevivencialista quer dizer se antecipar a todos esses possíveis acontecimentos através de treinamentos.
Além disso, também é comum desse indivíduo ter armazenagem de recursos como água e comida, além de saber a arte da autodefesa e da autossuficiência.
No entanto, ele também pode ser capaz de construir estruturas que irão lhe ajudar a sobreviver ou desaparecer.
Outra coisa que é interessante saber é que as rupturas que na maior parte das vezes eles se concentram em estar preparados, são:
- Colapso geral da sociedade.
- Colapso na economia;
- Emergência sanitária;
- Catástrofe natural;
- Catástrofe humanitária;
- Ruptura na ordem política e social.
Como se tornar um Sobrevivencialista?
O sobrevivencialismo detém uma abordagem bem ampla e, em razão disso, é comum ficar com dúvidas a respeito de por onde começar.
Ademais, também é um pouco difícil falar como se tornar um sobrevivencialista, haja vista que isso pode ser algo muito pessoal.
Mas, de forma geral, algumas atitudes que você pode tomar para se tornar um sobrevivencialista, é:
- Crie um kit de porte diário;
- Construa uma mochila de emergência;
- Estoque pelo menos 3 meses de recursos para a sua casa;
- Tenha fontes confiáveis de notícias;
- Tenha um plano de fuga;
- Considere um abrigo secundário;
- Tenha atenção situacional aguçada.
O que significa ODR Sobrevivencialismo?
ODR é uma sigla para “Oficina de Desgaste e Resiliência”. Em suma, trata-se de uma oficina cujo intuito é testar todos os limites de uma pessoa.
Ou seja, é uma forma de ver até onde ela conseguiria aguentar e, claro, sempre superar os seus limites.
Conclusão
O sobrevivencialismo é um movimento que vem se tornando cada vez mais comum, em especial devido aos últimos ocorridos no mundo todo.
Em vista disso, cada vez mais as pessoas estão se perguntando como se tornar um, já que as coisas não se resumem em apenas estocar suprimentos. É algo muito mais abrangente que isso.
Para mais artigos acesse o Blog da MilitarClub.
Confira produtos de qualidade com ótimo preço para práticas desportivas militares na loja do Militar Club!