O tiro esportivo é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum, seja por hobby ou para fazer parte de alguma competição.
No entanto, para aqueles que estão iniciando nesse meio, é vital saber que esse é um tipo de esporte que requer sabedoria e equipamentos adequados, até mesmo para evitar acidentes.
Em relação às provas de tiro esportivo, por exemplo, a Federação Internacional de Tiro Esportivo reconhece 20 tipos distintos.

Mas, para cada uma delas, há regras específicas, onde o atleta deve estar de acordo com todas elas. Acima de tudo, deve-se ter calma, confiança e concentração para fazer todas as ações da melhor maneira possível.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre alguns dos detalhes mais importantes sobre o tiro esportivo.
O que é o tiro esportivo?
Em suma, nada mais é que um tipo de esporte em que o atleta se utiliza de uma arma para acertar determinados alvos.
Sendo assim, trata-se de um esporte de precisão, haja vista que ganha aquela pessoa que conseguir acertar o centro do alvo.
No entanto, é interessante destacar também que é possível praticar esse esporte tanto com uma arma de fogo como uma de ar comprimido.
Mas, independente de qual tipo de arma se usa, o esporte demanda muito treinamento, sendo necessário o uso de alguns equipamentos, como o óculos protetor.
Além disso, a fim de poder guardar as suas munições, deve-se também ter um colete e um tampão nos ouvidos.
Em relação às primeiras competições de tiro esportivo, ela ocorreu no século XIX, na Suécia. Desde então, a modalidade se espalhou por toda a Europa.
Mas foi apenas no ano de 1814 que a Grã-Bretanha que houve a publicação do primeiro livro que tinha por intuito informar sobre as regras para a competição.
O tiro esportivo Olimpíadas apenas se tornou verdade em 1896 e, desde então, apenas ficou de fora das Olimpíadas de 1904.

Onde praticar tiro esportivo?
Hoje em dia, a legislação brasileira é um pouco mais branda a respeito da posse e porte de armas por civis, ao menos se comparado há alguns anos.
No entanto, isso não quer dizer que você pode tirar o seu CR e praticar tiro esportivo em seu quintal, por exemplo.
A opção mais segura é encontrar um clube de tiro que seja mais próximo de sua residência. Inclusive, esses espaços são os mais adequados para quem nunca teve contato com uma arma.
Afinal de contas, um clube de tiro é capaz de lhe dar uma orientação profissional a respeito de como manejar a arma e todos os demais procedimentos.
Tudo isso vai garantir que você possa praticar o tiro esportivo sem correr maiores riscos tanto para você quanto para outros.
Mas, como esse é um dos esportes de tiro, saiba que há também dois diferentes tipos de clubes, do qual deve se atentar:
- Indoor: é aqueles em que as práticas são em um local fechado;
- Outdoor: trata-se dos clubes onde as práticas ocorrem ao ar livre.
Agora, em relação a qual você deve escolher, isso vai ficar a cargo do praticamente, onde ele vai se sentir melhor ou de acordo com a modalidade em que irá treinar.
Em suma, o que você pode fazer para praticar tiro esportivo é se filiar a alguma associação, onde se paga um valor mensal para poder usar as armas, munições e instalações.
Inclusive, essa é a opção mais em conta para aqueles que querem aprender a atirar de forma regular. Com o pagamento mensal, você terá direito a ir quantas vezes quiser no espaço.
Caso seja apenas um curioso e não tenha certeza de que os esportes de tiro são para você, basta fazer o pagamento avulso pelo uso do espaço, armas e munições.
Quais as categorias do tiro esportivo?
São três diferentes tipos de categoria do tiro esportivo, onde o atleta pode decidir qual deseja treinar:
- Pistola;
- Carabina;
- Tiro ao prato.
Para que você entenda como funciona cada um deles, abaixo iremos tratar com um pouco mais de detalhes.
Pistolas para tiro esportivo
Nesse tipo de categoria, deve-se utilizar pistolas curtas ou armas em que é possível manusear com apenas uma mão.
Em relação à prova de pistola livre, deve-se fazer 60 tiros em seis séries de seis, onde o alvo na maior parte das vezes é fixo, a 50 metros de distância.
Agora, caso seja uma prova de pistola com ar comprimido, a distância deve diminuir para 10 metros, apenas.
Nas provas de tiro rápido, deve-se usar pistolas que tenham capacidade para cinco tiros, a uma distância de 25 metros.
Já para as provas de alvo móvel, divide-se em duas etapas: lenta e rápida. Aqui, o atleta deve acertar um alvo visível por cinco segundos na fase e, no outro, o alvo fica visível apenas por dois segundos e meio.
No total, são 60 tiros, sendo que se divide 30 tiros para cada fase.
Carabinas para tiro esportivo
Para esse tipo de categoria, deve-se utilizar carabinas longas, mas com disparo de ar comprimido ou dióxido de carbono.
Para essa categoria de esportes de tiro, o atleta deve atirar em três posições diferentes em um alvo a cerca de 50 metros. As posições devem ser:
- Deitado;
- Em pé;
- Ajoelhado.
No entanto, as competições masculinas têm três séries de 40 tiros, enquanto nas femininas o número de série é o mesmo, mas com 20 tiros.
Tiro esportivo ao prato
Nas provas skeets, por exemplo, deve-se lançar os pratos de forma separada ou em conjunto, sendo que o atirador deve atingir o maior número de pratos possíveis.
Talvez essa seja a categoria mais famosa e, nesse caso, o alvo pode ser tanto fixo quanto móvel, mas a distância varia de acordo com a arma.
Agora, nas provas de fossa olímpica, o atleta deve atirar apenas duas vezes e acertar pelo menos um dos pratos, enquanto nas provas de fossa dublê o intuito é acertar dois pratos com os dois tiros.
Como ser um atirador esportivo?
Para se tornar um atirador esportivo, o interessado deve se tornar membro do CAC – Caçadores, Atiradores e Colecionadores.
Por mais que seja um decreto que tenha levantado algumas polêmicas, de acordo com as novas leis, através do CAC é possível ter o direito de portar armas carregadas, mesmo fora de casa ou empresas.
No entanto, para se tornar um CAC, é obrigatório ter o CR. Tendo esses dois, você pode praticar tiro esportivo, seja para fins recreativos ou competitivos.
Conclusão
Os esportes de tiro estão se tornando cada vez mais populares e, se você deseja começar a praticar, saiba que é um procedimento muito mais simples do que comparado a alguns anos atrás.
Não perca novidade do blog militar e todas ofertas da MilitarClub