O Airsoft é um esporte relativamente novo, mas que vem crescendo rapidamente em popularidade, especialmente para quem busca um pouco de alívio das pressões cotidianas. Mas, afinal, o que é Airsoft e como a prática funciona? Qualquer pessoa pode jogar?
Neste guia completo preparado pela Militar Club, você confere as respostas para cada uma dessas perguntas, além de outras informações relevantes sobre o tema.
Leia o artigo para entender por que o Airsoft está se tornando tão popular e veja se essa prática esportiva combina com você.
Aproveite a leitura!
O que é Airsoft?
O Airsoft é um esporte de ação que simula situações de combate, em que os jogadores utilizam armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro.
As armas de Airsoft são réplicas externas de armas de fogo reais, mas seu mecanismo interno é diferente.
Por isso, elas são incapazes de disparar munição real, e são regulamentadas pelo Exército Brasileiro.
O Airsoft é um esporte que exige estratégia, trabalho em equipe e senso de honra. É uma ótima opção para quem gosta de ação e adrenalina.
O esporte tem diversas modalidades de prática. As principais são:
- Milsim (Simulação Militar);
- SAR (Simulação de Ação Real);
- PréSAR (Adaptação do SAR);
- PMA (Pro Military Action);
- ForFun (Diversão);
- Speedsoft.
Como surgiu o Airsoft?
O Airsoft surgiu no Japão na década de 1970, como uma alternativa ao paintball para os jogadores que desejavam simular situações de combate com mais realismo.
A prática se popularizou rapidamente em todo o mundo, incluindo o Brasil, onde começou a se tornar popular apenas no início dos anos 2000.
Hoje em dia, o esporte é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo e também é utilizado como treinamento militar.
Como funciona o Airsoft?
Diferentemente do Paintball, em que as bolinhas contém tinta para indicar que um jogador foi atingido, no Airsoft, a autodeclaração é a chave do jogo. Ou seja, os participantes devem honestamente assumir ao serem atingidos.
Esta prática reflete o respeito pelos pilares fundamentais do esporte, que são Honra, Lealdade e Amizade. Vale reforçar que esses pilares são altamente respeitados pelos praticantes do esporte.
Durante as partidas, os jogadores são designados em diferentes funções, como Assalt, armados com rifles elétricos para avançar no campo, e Snipers, posicionados estrategicamente para cobertura e defesa.
Cada equipe é liderada por um comandante, que desenvolve estratégias para atingir os objetivos do jogo.
Quem pode jogar airsoft?
O Airsoft é um esporte democrático, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros e origens.
No Brasil, a idade mínima para jogar é de 18 anos. Menores de idade podem jogar apenas se estiverem acompanhados de um responsável legal.
Além da idade, os jogadores devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ter boa saúde física e mental;
- Ser responsável e respeitar as regras do jogo;
- Utilizar equipamentos de segurança adequados, como óculos de proteção, máscara facial e colete à prova de bbs;
- Adquirir o equipamento de empresas certificadas pelo Exército Brasileiro, e caracterizado de acordo com a legislação;
Tem que ter licença para ter Airsoft?
No Brasil, armas de Airsoft são consideradas armas de pressão de uso permitido, ou seja, podem ser adquiridas por pessoas maiores de 18 anos sem registro direto no Exército.
No entanto, é obrigatório que a loja peça os documentos do comprador (RG, CPF e comprovante de residência) e faça o arquivamento dos mesmos.
Além disso, o comerciante deve ter a sua loja registrada para Comércio de Armas de Pressão.
Em 2017, a portaria do Colog também liberou a aquisição de armas a gás no Brasil. Por isso, esse tipo de armamento não necessita mais do Certificado de Registro (CR) por pessoa física para sua aquisição.
Quais as regras para transportar airsoft?
No Brasil, é permitido transitar com armas de Airsoft na rua, desde que sejam transportadas de maneira não ostensiva para evitar mal-entendidos ou situações de risco. Além disso, devem estar sempre acompanhadas da nota fiscal de compra.
Outra dúvida comum é se é permitido ter armas de Airsoft em casa. A resposta é sim.
No entanto, é importante ressaltar que o uso é restrito para locais apropriados, como campos de airsoft ou clubes de tiro. É proibido portar sem motivos ou utilizar armas de Airsoft em locais públicos, como ruas, praças ou parques.
Qual a principal diferença entre Airsoft e Airgun?
Os Airguns são armas de pressão destinadas ao Tiro Esportivo e Lazer, disparando esferas de aço ou chumbinho.
Já o Airsoft utiliza esferas de plástico de 6mm em jogos de simulação de combate, onde os jogadores atiram entre si com réplicas seguras de armamento real.
Vale acrescentar que o Airsoft é um esporte, enquanto Airgun é a classificação de um tipo de arma.
O que preciso comprar para jogar Airsoft?
Finalmente chegamos à parte prática do assunto! Confira abaixo uma lista dos equipamentos necessários para jogar Airsoft:
- Arma de Airsoft: principal ferramenta do jogo, são réplicas de armas de fogo que disparam esferas de plástico de 6mm. Existem diferentes modelos, como rifles elétricos (AEGs), pistolas a gás e snipers de mola;
- Óculos de proteção: essenciais para proteger os olhos do jogador de disparos do airsoft, devem ser resistentes a impactos e fechados lateralmente, para evitar a entrada de projéteis;
- Máscara facial ou protetor facial: equipamento de segurança que protege o rosto e, especialmente, a boca e os dentes;
- Vestuário adequado: roupas duráveis e camufladas para se mesclar ao ambiente, variando de acordo com o cenário;
- Luvas: para proteção das mãos contra disparos e efeitos do ambiente, como espinhos e superfícies ásperas;
- Calçados adequados: botas ou sapatos resistentes que fornecem tração e proteção em diferentes terrenos, evitando lesões no tornozelo e garantindo estabilidade durante a movimentação;
- Coletes: utilizados para transportar equipamentos adicionais, como carregadores extras, rádios e itens de primeiros socorros, além de adicionar uma camada de proteção para o tronco do jogador.
Como iniciar no Airsoft?
Para iniciar no Airsoft, o primeiro passo você já deu: se informar sobre o esporte e seus pilares fundamentais — que, não custa relembrar, são honra, lealdade e amizade.
Se informe também sobre as regulamentações locais do esporte e invista nos equipamentos necessários, principalmente aqueles relacionados à proteção, como óculos de segurança e máscara facial.
Para a escolha da arma, uma dica importante é escolher uma que seja adequada para iniciantes, como um rifle elétrico (AEG).
Em seguida, se junte a um clube ou grupo local para aprender as regras e participar de jogos iniciantes. E lembre-se: sempre jogue com integridade, respeitando a honra e o fair play.
Encontre uma variedade de acessórios e equipamentos para iniciar no Airsoft na Militar Club!
Conclusão
No artigo de hoje vimos o que é Airsoft: um esporte de ação que simula situações de combate.
O esporte surgiu no Japão, na década de 1970, e se popularizou rapidamente em todo o mundo.
O Airsoft pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros e origens, desde que tenham acima de 18 anos, e compreendam os pilares fundamentais do esporte: Honra, Lealdade e Amizade.
Curtiu esse conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do universo do Airsoft!